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  • Foto do escritorThainá Salomão

A importância de avaliações no e-commerce



Podemos imaginar o seguinte cenário, você precisa muito de uma roupa para o casamento de um parente próximo, mas quer economizar comprando por algum e-commerce, você está lá navegando pelos sites e apps comparando os produtos, você encontra uma roupa incrível com preço bom, mas que não possuem nenhuma avaliação, e em outro lugar você encontra uma roupa também incrível, mas que tem avaliações dos clientes contando a sua experiência com o produto, qual você provavelmente iria escolher? Se escolheu a segunda opção quer dizer que as avaliações foram um critério importante para a sua tomada de decisão.


O e-commerce tem uma desvantagem das lojas físicas por não oferecer a experiência de ter o produto na sua frente antes de efetuar a compra, e esse é um marcador importante para o poder de decisão. Dessa forma, as avaliações surgiram e são grandes divisoras de água para o mercado eletrônico.


Nas avaliações de produto ou marca se encontra a experiência de outro consumidor que já recebeu o produto em casa e pode ajudar um próximo cliente no momento de compra. Podendo ainda gerar conteúdos relevantes para sua loja, insights de produto, e pontos de melhoria. Tudo pensado estrategicamente para aproximar sua empresa cada vez mais da decisão de compra do seu público.


Uma pesquisa publicada pela Horizon Research examinou como as avaliações influenciam nas compras. Os resultados observados foram que 85% dos consumidores têm o costume de analisar os comentários antes da compra. E para 74% dos respondentes, ter esses reviews é fundamental para qualquer decisão.


Um espaço para avaliações pode ajudar na conversão. À primeira vista, já existe uma tendência entre consumidores de mercado eletrônico, sendo a pesquisa antes de realizar alguma aquisição. O motivo é claro, o público tende a precisar de informações suficientes que supram todas as suas dúvidas na jornada de compra. Nessas dúvidas, podem ter perguntas desde o tempo de entrega, atendimento, a qualidade do produto.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, para entender quais são os hábitos dos consumidores digitais, foi identificado que 97% buscam informações na internet antes de qualquer compra.


Por isso, ao se depararem com avaliações positivas, costumam avançar na jornada de compra um pouco mais rápido que o normal. Quanto mais avaliações, sejam elas positivas ou negativas, maior a chance de potencializar sua conversão. Agora vale ressaltar que os principais buscadores, como o Google, por exemplo, valoriza avaliações, elas geram conteúdo qualificado e relevante. Pois elas ajudam a construir uma boa classificação nos mecanismos de busca.





Pode também melhorar o engajamento da marca. As avaliações podem ser uma das maiores e melhores formas de propaganda. Com elas em seu site, fica muito mais fácil atrair o seu público que se identifica com a sua marca. Nesse sentido, é importante encontrar soluções no mercado que possam fazer essa aproximação.


Lembre-se que avaliações não são apenas comentários, mas experiências de outros clientes. Com isso, eles podem publicar imagens de produtos que compraram da sua marca, para compartilhar com outras pessoas e quem sabe, responder futuras dúvidas. Isso pode gerar além de conteúdos para você, cria uma empatia e prova social perante outros clientes.


Atualmente, ouvir a experiência de compra dos seus clientes, e de potenciais clientes, pode se tornar para entender o que agrada e o que pode ser melhorado. Por mais que você destaque seus pontos fortes e características do produto, a melhor forma possível ainda será ouvir seu cliente. Assim, as avaliações podem contribuir na construção de insights.


Nesse sentido, é importante levar a sério não só as avaliações positivas, mas também as negativas, para que se encontre oportunidade para otimização de processos, melhoria de produto, entregas e até mesmo atendimento. Por fim, para que as expectativas dos consumidores estejam alinhadas com o seu propósito. Assim, nunca se esqueça de aproveitar o momento para colher todos os dados do seu consumidor.


É possível gerar confiança e credibilidade com as avaliações, antes de comprar um produto, o consumidor quer saber a opinião de quem já comprou, para sentir mais confiança na aquisição do seu produto. A credibilidade que a loja passa é um dos fatores decisivos na hora da compra. Além de tudo, as avaliações geram prova social, um dos grandes gatilhos mentais que impactam diretamente na confiança e na credibilidade do consumidor.


Então, isso significa que a opinião verdadeira dos seus consumidores consegue influenciar quem pesquisa por você, afinal, quem melhor do que o seu próprio consumidor para falar da sua marca?

Sendo assim, a dica aqui é usar a opinião verdadeira de quem já fez negócio com você para mostrar que sua marca tem credibilidade, e merece a confiança do consumidor.


Elogios são uma forma de propaganda. Com a publicação das avaliações no e-commerce, fica mais fácil atrair pessoas que se identifiquem com os valores da marca. Elas se engajam em futuras publicações e realizam mais compras, de modo a trazer mais resultados para a loja. Ou seja, aumentam o engajamento com a marca.

E quem publicou o comentário gosta da sensação de ter um espaço para ser ouvido e percebe a postura ética por parte da empresa. A tendência é de que volte a comprar e se torne ainda mais fiel.


Ter chat online, além de outros canais de contato, é essencial. A empresa precisa demonstrar abertura a qualquer resolução de problema. No entanto, as requisições precisam ser resolvidas de forma eficiente.


Muitas vezes, os futuros clientes conseguem tirar suas dúvidas já nos reviews deixados. Com isso, se diminuem muito aqueles contatos cuja intenção seria apenas resolver uma incerteza pontual. Em contrapartida, contamos com energia para nos concentrar em problemas mais sérios e no planejamento estratégico do negócio.


Quando os clientes têm suas dúvidas supridas e conseguem colher muitas informações antes da aquisição, costumam fazer pedidos mais corretos, diminuindo, assim, as trocas e devoluções. Além da possibilidade de promovermos mais satisfação na compra, economizamos gastos e energia com a logística reversa.


Então, invista em um canal de avaliações dos seus clientes e melhore as suas vendas e o engajamento com a sua marca.


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