Números de vendas via mobile continuará crescendo em 2022
- Thainá Salomão
- 1 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr. de 2022

Os smartphones deixaram de ser um celular moderninho e passaram a ser a principal forma de compras do mercado, sobretudo via aplicativos. De acordo com dados da Sensor Tower, o crescimento da procura por aplicativos cresceu 24% somente no primeiro semestre de 2021 quando comparamos com o mesmo período de 2020.
Para ilustrar como os aplicativos se tornaram importantes, basta dizer que foram gastos quase R$ 320 bilhões nas lojas oficiais do Google e da Apple, valor bem acima dos R$ 265 bilhões um ano antes - com destaque para a App Store que movimentou US$ 41,5 bilhões em aquisições de apps, assinaturas e nos famosos jogos. A Play Store, por sua vez, movimentou US$ 23,4 bilhões. A mudança de comportamento que fortaleceu o mercado de aplicativos aconteceu pela necessidade causada pela pandemia de COVID-19 das pessoas consumirem sem sair de casa. O isolamento foi um dos momentos mais tensos da humanidade em termos de saúde, porém alavancou o consumo digital.
O Brasil também é o país com a maior média de tempo gasto por dia em celulares, cerca de 5,5 horas segundo o relatório State Of Mobile 2022. O interessante destes dados é o indicativo de que em 2022, mesmo com o avanço da vacinação e relaxamento de medidas restritivas em várias localidades, o usuário vai seguir gastando pelos aplicativos. Os consumidores descobriram o quão fácil é começar e finalizar suas compras sem sair do mesmo ambiente.
Mobile First
Com as portas fechadas ao longo da pandemia em diversos momentos de restrição, as empresas que investiram em ter um aplicativo perceberam o aumento no volume de vendas online originadas de dispositivos móveis. Essa ascensão meteórica de empresas buscando marcar presença via aplicativos só demonstra a relevância de se apostar no Mobile First. O aumento de 30% das conversões orgânicas no Google Play Store, loja de aplicativos do Google, em 2020, já profetizava o que estava acontecendo: marcar presença na tela dos smartphones é a melhor forma de chamar a atenção do consumidor para uma nova compra.
E o espaço é o mesmo para grandes marcas globais, empresas regionais tradicionais e profissionais autônomos. Ter seu próprio app baixado e instalado nos aparelhos de milhares de consumidores é uma estratégia de marketing, capaz de fixar marcas na mente do consumidor. Ainda é possível coletar dados sobre os usuários, o que permite adaptar suas promoções de acordo com o interesse dos consumidores. Os dados hoje são um recurso importantíssimo para todas as empresas e negócios, principalmente para o seu marketing. Fale com a Apptiv agora mesmo e tenha a melhor experiência com aplicativo para o seu negócio!
Comments