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  • Foto do escritorThainá Salomão

O que é Phygital?



O Phygital é um conceito que faz a fusão entre o mundo físico e o mundo digital, assim ambos podem oferecer a melhor experiência para os consumidores e usuários das diversas tecnologias.


Esse formato de trazer a experiência física e digital integradas, criou uma série de inovações e atualizações no mercado, que caminha agora a passos mais certeiros: a necessidade de colocar o consumidor em evidência por meio da experiência híbrida.


Diante desse cenário, marcar presença em ambientes físicos e digitais, em um mundo onde o virtual tem tanta importância, torna-se imprescindível. Assim como construir relevância e engajamento da marca com o público consumidor também de forma offline.

Ainda mais importante, já que estamos vivendo uma fase de transição no varejo que sai do tradicional que conhecemos para o inovador varejo 4.0.


Com as inovações tecnológicas avançando cada vez mais, essa alteração entre o meio físico e o digital acontece quase que de maneira imperceptível.


Dentre as diversas atividades do nosso cotidiano, essa fusão já é perceptível, e os consumidores já não aceitam que determinada ação seja exclusiva do mundo físico ou do mundo digital.


As empresas têm sido induzidas a aderir aos diferentes canais de atendimento e de prestação de serviços. E essa comodidade aos consumidores também gera benefícios às empresas.


O crescimento súbito dos smartphones e das redes sociais, já na segunda década do século XXI, fez com que o consumidor se entregasse de vez à tecnologia e, consequentemente, à era digital.


Desde então, toda a praticidade e conforto proporcionados por essas conexões começou a influenciar também aquilo que se entende como rotina offline dos consumidores. De forma simplificada, foi dessa maneira que surgiu a jornada phygital.


Qual impacto na experiência do consumidor?


Promover uma boa experiência do consumidor é importante em qualquer canal de venda, online ou offline, mas o phygital pode contribuir com essa percepção de forma mais intensa. Afinal, ela aprimora a identificação dos usuários com a marca em qualquer canal.


O cliente precisa ter suas necessidades atendidas em todos os canais de forma integrada. Hoje, com as tecnologias disponíveis, não é mais aceitável, do ponto de vista do consumidor, ser forçado a realizar uma tarefa, obrigatoriamente, em apenas um canal específico.


Devido ao grande sucesso das ações de Phygital, as empresas buscam por soluções para implementar essas tecnologias em suas estratégias comerciais. Engana-se quem pensa que é preciso de investimentos robustos para se tornar um empreendimento Phygital.



Aqui vão algumas dicas:


Conheça bem seu público


Um fator essencial é conhecer muito bem o público-alvo do negócio. Dessa maneira, é possível entender onde o público prefere consumir os conteúdos ou realizar as compras. Com um bom conhecimento, é possível entender quais ferramentas podem gerar os melhores resultados.


Entenda os canais


Existem muitos canais de comunicação que podem interligar o mundo online e o offline. Logo, ao entender sobre o público-alvo, fica mais fácil definir quais os canais mais indicados para conversar, atrair e converter potenciais clientes.


Utilize o omnichannel


Para que o Phygital seja efetivo, é fundamental oferecer canais de comunicação físicos e online. Afinal, um potencial cliente pode querer conhecer um produto pessoalmente, mas fazer uma pesquisa prévia nas redes sociais e fechar o negócio via app, por exemplo.


O Phygital já é uma realidade do mercado, e as empresas precisam saber se adequar a essa inovação. Existem muitas maneiras de integrar o mundo físico ao digital, e os benefícios que essa integração proporciona são variados.


Entenda quais são as principais soluções e como é possível implementar essa estratégia no seu negócio, sem grandes investimentos, mas com excelentes resultados.


A tecnologia não para, mal nos acostumamos com alguma tendência e outra novidade já está diante de nós. É o que está ocorrendo com o phygital.


Ou seja, o consumidor precisa ter a possibilidade de realizar o que deseja em qualquer canal de atendimento, físico ou digital e, se desejar, nos dois. Tudo isso torna a experiência fluida e o atendimento mais ágil e qualificado.


Nesse sentido, o omnichannel, que se refere à integração da operação de uma empresa ao longo de todos os seus canais, sejam eles online ou offline, é um ponto fundamental para uma estratégia física e digital.

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