top of page
  • Foto do escritorThainá Salomão

Por que é importante ter um controle logístico integrado?



Uma das etapas mais importantes da venda no e-commerce é a entrega. Porque não contempla apenas o produto que o cliente irá receber, mas o tempo que irá demorar entre ele efetuar a compra e recebê-la.


Quem não fica com aquela ansiedade atualizando a todo momento o site ou aplicativo para ver em qual etapa está o envio do produto que comprou?


Essa é uma etapa que deve ser sempre priorizada pelas empresas de e-commerce, ou que também tenham esse canal de vendas.


Uma dificuldade grave que poderia ser evitada com a ajuda da tecnologia é a má gestão de estoque, que prejudica empresas de todos os portes, gerando conflitos que atrapalham o relacionamento com o cliente. Pesquisas atuais indicam que mais de 70% das empresas perdem vendas por problemas no processo de gerenciamento de produtos e ferramentas dos estoques.


A armazenagem é um dos pontos mais críticos quando se trata de logística. São muitas variáveis que podem levar a incidentes, como falhas de procedimentos, tempo de execução dos processos, fraudes, extravios, desperdícios, perdas financeiras, entre muitas outras. São tantos gargalos na cadeia logística que fica impossível dar conta de um e-commerce sem investir em TI.



Para isso, é essencial contar com tecnologia para o controle de todo o processo de forma simples, por meio de soluções integradas de gestão capazes de permitir o acesso, em uma única base, a todos os dados relacionados ao trabalho, facilitando o acesso e garantindo produtividade ao trabalho, já que é possível ter acesso às informações em apenas alguns cliques, finalizando pedidos e entregas de forma mais eficiente.


Além disso, a adoção de novas tecnologias garante rapidez na evolução dos pedidos e redução de custos, uma vez que possibilita ter acesso às mais variadas informações, cálculos rápidos e parâmetros pré-estabelecidos. Sem falar na visão integrada e sistêmica de todo o processo, oferecendo informações em tempo real e com a possibilidade de serem acessadas de qualquer lugar, sem necessidade de trabalho manual.


Afinal uma cadeia logística bem controlada é sinônimo de custo reduzido e eficiência na entrega. E há diversas formas de se fazer esse gerenciamento de estoque e logística.

O Cross docking é uma estratégia de distribuição que muda os conceitos tradicionais de armazenamento. No cross docking, todo o sistema de distribuição da empresa é envolvido no processo e ele deve seguir uma sequência de fluxos contínuos para fazer com que a entrega dos produtos sejam mais rápidas e, em simultâneo, economizar espaço físico.


Os fornecedores recebem os pedidos diretamente da empresa. No caso de e-commerces, geralmente são produtos já vendidos. No entanto, no varejo, falamos de mercadorias com vazão certa, conforme as necessidades do estoque. Então, os fornecedores enviam os caminhões com os produtos aos centros de distribuição da empresa. No Centro de Distribuição, os produtos são reembalados, passando pelo processo próprio da organização, e imediatamente redistribuídos. Ou seja, essas mercadorias não ficam armazenadas no estoque. Há também casos de empresas que enviam seus próprios caminhões para buscar os produtos nas docas dos fornecedores, levando diretamente ao CD.


Existe também o dropshipping que é um formato que consiste em uma venda sem estoque, em que o lojista recebe o pedido e repassa a ordem de compra ao fornecedor, que será responsável por fazer o envio do produto.


É importante estar atento às diferentes formas de logística e na integração do monitoramento de todas etapas, afinal uma eficiência logística abrange diferentes aspectos, principalmente em uma operação completamente ajustada, que minimize os erros e ofereça qualidade dos serviços para embarcadores e consumidores, como o cumprimento de prazos, entrega dos produtos intactos, comunicação cada vez mais assertiva e processos padronizados. São condições que se alinham às expectativas dos clientes e, paralelamente, contribuem para a melhor experiência de compra no e-commerce.


Logo Apptiv.png
bottom of page