Você pode não conhecer pelo nome, mas com certeza já foi impactado pelas push notifications. Mas o que são? Como funcionam? Como podem impactar o seu e-commerce? Quais as vantagens e como podem ser usadas? Esse texto é para responder justamente essas questões.
Push notification ou notificação push, são as mensagens que os apps presentes no seu celular ou tablet enviam diretamente para a sua barra de notificação. Exemplos de aplicativos que as utilizam são Whatsapp, Facebook, Ifood, apps de jogos e e-commerce. Elas podem ser utilizadas também na versão web, contudo não possuem as mesmas aplicações que a versão por app.
Estas notificações melhoram muito a taxa de conversão dos e-commerces e são mais eficientes do que e-mail com promoções e propaganda no Instagram. Uma pesquisa realizada pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que em 2021 pelo menos 58% dos brasileiros realizou compras por impulso devido às notificações push. Os principais motivos são promoções (61%), ficar navegando nas lojas (43%) e o recebimento de ofertas de lançamento (28%).
Desta forma, é possível entender o impacto de algo que parece simples, mas que traz diversas vantagens para e-commerces que possuem aplicativos próprios.
Existem diferentes maneiras de utilizar esta ferramenta e sim, elas fazem muita diferença.
Quando sua loja possui um app próprio de qualidade, é possível captar dados dos usuários e utilizar isso nas suas estratégias de marketing. Os consumidores gostam quando as empresas sabem das suas preferências e gostos: “76% se agradam quando as empresas sabem dos seus hábitos e interesses de compra e personalizam ofertas de produtos e serviços” relata a pesquisa do CNDL. Aqui vão algumas sugestões de como usar as push notification no seu e-commerce:
Segmente e personalize as notificações
Não faz sentido mandar notificações sobre produtos que aquela pessoa não consome certo? Então se atente para segmentar as notificações para cada grupo de consumidor.
Por exemplo, para e-commerces do segmento de roupas não faz sentido enviar ofertas e novidades relacionadas ao setor masculino para alguém que só compra no setor feminino.
Para realizar comprar ou mesmo acessar o app é necessário que o cliente faça um cadastro. Use isso a seu favor, personalize as mensagens, coloque o nome da pessoa na mensagem, utilize emojis, crie intimidade com o seu público.
Comunique novidades
Quando lançar algum produto novo, uma coleção nova, uma ótima forma de comunicar o seu público é se utilizando das notificações push.
Lembre de datas especiais
Datas comemorativas, aniversários, as pessoas gostam de serem lembradas pelas empresas que consomem, é uma ótima maneira de fidelizar o cliente, seja mandando apenas felicitações ou com cupom de desconto lembre-se de criar conexão.
Se atente ao horário
Mandar push toda hora não é uma boa estratégia, ninguém gosta de ser bombardeado a todo momento com inúmeras notificações e muitas vezes isso pode fazer com que o usuário desative a função ou desinstale o app.
Teste diferentes horários para entender qual a melhor estratégia para o seu público.
Ofereça incentivos
Uma grande preocupação dos e-commerces são os carrinhos abandonados. As push notifications podem ser uma estratégia para reverter esse tipo de situação.
É possível lembrar o seu cliente que ele tem produtos no carrinho ou ainda enviar ofertas e descontos exclusivos para produtos que ele deixou no carrinho, dando assim um incentivo para que compra seja convertida.
Fique de olho nas métricas
Sempre fique de olho nas métricas para sempre melhorar essa estratégia de marketing, para entender o que está funcionando e o que não está. Se atentar às taxas de conversão também é muito importante.
Os apps da Apptiv possuem push notification, com opções avançadas como agendamentos, pushs direcionados para um produto ou categoria, push segmentados por perfil de cliente, dentre outras! Quer ter seu próprio app e poder impactar seus clientes utilizando essa ferramenta? Entre em contato conosco.
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