Push segmentado ou direcionado
- Thainá Salomão
- 12 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Já falamos sobre Push notifications em um dos nossos textos, agora vamos abordar a importância de segmentar essa categoria de comunicação. As Push Notifications podem conter fotos, links, gifs e serem personalizadas para cada usuário.
Como toda ferramenta, se não utilizadas de maneira correta as notificações podem trazer problemas para sua empresa, o que pode levar a uma má experiência de usuário e até fazer com que os mesmos desinstalem completamente um aplicativo. Assim, conhecer bem como se comportam os usuários com as Push Notifications é essencial para você conseguir o melhor impacto.
Diariamente as pessoas são bombardeadas por propagandas e promoções através de notificações, e isso tem como consequência desinstalações.
Para evitar que isso ocorra, restringir e personalizar notificações é o melhor caminho
Várias estratégias podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do seu aplicativo através das push notifications. Segundo uma pesquisa realizada pelo Business of Apps o uso de emojis, que podem aumentar a reação em 20%. Já os rich pushes (notificações que contém imagem), o aumento fica em 25% e quando o tempo de envio é personalizado para cada usuário, o crescimento é de 40%.
Porém, sem dúvidas gerando maior impacto são as pushes por segmentação avançada e personalização, podendo aumentar em 3 e 4 vezes, respectivamente.
Push segmentado e direcionado é quando o envio dessa categoria de notificação é personalizado conforme os gostos, geolocalização entre outros tipos de dados que você possui sobre os seus consumidores e personas.
Alguns tipos de personalização são mais eficazes do que o outro. Indicações de preferências, por exemplo, resultarão em níveis mais altos de uso, enquanto o endereçamento de um usuário pelo nome provavelmente não será tão eficaz.
É possível que mesmo sem segmentação da base de usuários, as mensagens dinâmicas obtêm os melhores resultados. No entanto, tendo melhor resposta, é uma mensagem segmentada dinâmica.
Uma empresa que utiliza ambas estratégias, percebe que seus usuários usam o aplicativo duas vezes mais do que aqueles que enviam qualquer outra categoria de mensagem e três vezes mais do que uma mensagem genérica.

Com as taxas de conversão de quantos usuários realmente concluem uma ação após receber uma notificação por push, podemos observar que a segmentação faz a diferença. De fato, as mensagens genéricas parecem ter menos sucesso com essa métrica.
Como mostrado acima o direcionamento das pushes é muito importante para melhorar o desempenho do seu e-commerce, principalmente ao ter uma app, e a parte importante para haver esse direcionamento é necessário recorrer aos dados fornecidos pelos seus consumidores, por exemplo, mandar uma notificação para uma pessoa que costuma comprar livros de terror sobre uma promoção em livros de autoajuda não vai ser eficaz, mas a notificação de um cupom de desconto em algum livro do gênero que seu cliente tem na lista de desejos, por exemplo, será muito mais efetivo.
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